quarta-feira, junho 30, 2010

Musa desfilará nua se Paraguai vencer...

Musa da Copa, Larissa Riquelme, diz que desfilará pelada na Praça da Democracia em caso de vitória...
Mesmo estando a milhares de quilômetros da África do Sul, a modelo Larissa Riquelme foi eleita a musa desta Copa do Mundo. Alvo constante de fotógrafos em Assunção, a paraguaia aparece sempre vestida com as cores do Paraguai e não perde uma oportunidade de reafirmar a confiança em sua seleção, classificada para as quartas de final.
"Estou muito feliz e orgulhosa por meu país estar entre os melhores do mundo", declarou ela à Agência Estado. Feliz com a vitória do Paraguai, a modelo, de 25 anos, já começou a pensar na final da Copa do Mundo. "Mas não gostaria que fosse contra o Brasil, porque é o segundo país que mais amo. Além disso, vocês brasileiros têm um time muito forte e não quero que ninguém ganhe do Paraguai", afirmou Larissa, figura constante em capas de revistas e programas de TV em Assunção.
A empolgação pela campanha paraguaia, na África do Sul, levou a modelo a fazer uma promessa semelhante à de Maradona. Em caso de título, vai tirar a roupa, no centro da capital do seu país. "Vou desfilar nua na Praça da Democracia, com um coração pintado".
Bem, pelas fotos que tenho visto por aí, creio que Larissa está eleita, por unanimidade, a Musa da Copa. E com justiça, é bom que se diga. E já que o Paraguai passou nas oitavas, jogou  na terça-feira, talvez ela seja a musa... pelo menos até o próximo jogo. E pronto. Quanto ao Maradona...nem vestido... Cruz! Credo!
Torcedora do Cerro Porteño, ela já desfilou no Carnaval do Rio, em 2009. Musa é musa e... veja: http://bit.ly/bbdu5J

segunda-feira, junho 28, 2010

Pró-Cidadania

Agentes do Programa Pró-Cidadania cumprem função de Polícia, mas não são selecionados por concurso público.

Realizada neste sábado, 26 de junho, em Bela Cruz, a solenidade de formatura dos 21 agentes que participaram do curso do Programa Pró-Cidadania do Governo do Estado do Ceará. São 21 jovens que vão reforçar a segurança do município, trabalhando em conjunto com as polícias Civil e Militar. O objetivo principal é melhorar ainda mais a segurança dos moradores, evitando o tráfico de drogas, furtos e outras ações ilícitas. A solenidade foi prestigiada por políticos, populares; além de autoridades civis e militares.

Os agentes, depois de dois meses de treinamento, na cidade de Bela Cruz, estão prontos para ajudarem na segurança pública do Município. Atuarão em varias áreas, principalmente na organização do trânsito e também no trabalho preventivo. O Pró-Cidadania terá uma sede própria, localizada na rua 7 de setembro, no centro comercial, a disposição da população que poderá fazer suas denúncias e reclamações. Vale salientar que, o Pró-Cidadania, terá o apoio incondicional do povo belacruzense, no que for possível e necessário, para o seu bom desempenho e atuação.

Entretanto, esse programa está sendo questionado pela Associação Cearense do Ministério Público. O presidente da  (ACMP), Manuel Pinheiro, e o 1º vice-presidente da entidade, José Wilson Sales, estiveram reunidos com a procuradora-geral da Justiça, Socorro França, e com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, para tratar de problemas de ordens constitucional e prática, relacionados ao Pró-Cidadania.

De acordo com os relatos de alguns promotores de Justiça que chegaram até a ACMP, os agentes de cidadania, que são subordinados às prefeituras municipais, estariam desempenhando funções de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, funções estas que somente poderiam ser desempenhadas por policiais militares, subordinados ao governo do Estado, de acordo com os parágrafos 5º e 6º do artigo 144, da Constituição Federal, e com o artigo 188 da Constituição Estadual. Em face dessa realidade, os diretores da ACMP aguardam uma sinalização concreta do Governo do Estado, no sentido de realizar os ajustes no programa.

"A contratação temporária dos agentes gera perigoso precedente para que, no futuro, quando forem demitidos, os guardas entrem na Justiça para serem efetivados no serviço público, argumentando que desempenharam funções de polícia e, portanto, não poderiam ter sido contratados de forma temporária", argumenta o promotor Kennedy Carvalho. "Recebemos também várias denúncias de irregularidade no processo seletivo", afirmou.

O Pró-Cidadania é uma extensão do Programa Ronda do Quarteirão, mas os agentes são contratados por processo de seleção simplificada e com vínculo temporário com o município, mesmo agindo como polícia.
Veja os nomes dos (as) Agentes, de Bela Cruz:

01. ANTÔNIO CARLOS DE SOUSA
02. JOÃO FREDSON SILVEIRA
03. JOSÉ ABELARDO MARQUES MORAIS
04. MARCOS GUITON CARVALHO
05. FRANCISCO IVO DE ARAÚJO
06. EDVANDO ROCHA DE CARVALHO
07. JÚLIO SÉRGIO DOS SANTOS JÚNIOR
08. JOÃO PAULO MARQUES GABRIEL
09. PEDRO CLOVIS DA ROCHA
10. FRANCISCO DELANO RIOS MORAIS
11. FRANCISCO AMAURI DE SOUSA
12. CARLOS HENRIQUE DE ARAÚJO
13. JOSÉ HAROLDO SOUSA
14. JOÃO BOSCO VASCONCELOS
15. FRANCISCO DAS CHAGAS LINHARES
16. FERNANDO CARNEIRO FREITAS
17. RODRIGO HELINSON MORAIS
18. MARIA ISALENE ALMEIDA
19. MARIA EDLEUSA PESSOA OLIVEIRA
20. JOSÉ FLÁVIO DE ARAÚJO
21. RODRIGO DA SILVA COSTA

sexta-feira, junho 25, 2010

Brasil x Portugal


Pelo menos para a torcida, assim que o sol despertou em Durban, começou o jogo entre Brasil e Portugal. Desde cedo, torcedores dos dois países circulam pela cidade, vestindo as camisetas das duas seleções, balançando bandeiras dos países. É a maior movimentação da cidade, desde o início da Copa do Mundo. Australianos, alemães, espanhóis, suíços, holandeses, japoneses, sul-coreanos e nigerianos já passaram por Durban, mas não em número tão grande.
A maioria parece ser mesmo de portugueses. E já era esperado. A cidade tem forte colônia lusitana. Mas os brasileiros também circulam em grande número, especialmente pela chamada Golden Mile, sequência de praias com calçadões, no ponto turístico da cidade. A convivência entre as duas torcidas é absolutamente amistosa.
Ambulantes tentam lucrar com o jogo mais esperado em Durban. Elas se vestem de Brasil e Portugal e tentam vender bandeiras, faixas, chapéus, todo tipo de acessório. O estádio Moses Mabhida ficará perto de sua lotação, 70 mil pessoas, no jogão de hoje. A TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo a partida que decide a liderança do Grupo G da Copa do Mundo.

quinta-feira, junho 24, 2010

Corrupção?! Que novidade!

Desvio de R$ 30 milhões é apurado pela PF no Ceará. O esquema funcionaria dentro de órgãos públicos estaduais e prefeituras municipais.

A Polícia Federal (PF) executou mandado de busca e apreensão ontem no gabinete da 1ª secretaria da Assembleia Legislativa, ocupado pelo deputado estadual José Albuquerque (PSB), principal interlocutor do governador Cid Gomes (PSB), pré-candidato à reeleição.

O mandato de busca e apreensão faz parte da Operação Goliath, deflagrada ontem pela PF, que investiga um esquema de corrupção que estaria desviando recursos públicos em órgãos administrativos do Governo do Estado e em cerca de dez prefeituras cearenses. Na ação de ontem, três pessoas foram presas.

Um dos presos é o empresário Jânio Falcão do Carmo, que é ex-assessor parlamentar de Albuquerque e, pelo menos até janeiro deste ano, esteve lotado no gabinete do deputado estadual Marcos Cals (PSDB), recém lançado na disputa ao Palácio Iracema - contra Cid Gomes.

Jânio é dono da empresa Litorânea Rent a Car, uma das pessoas jurídicas suspeitas de envolvimento em esquema de corrupção que teria desviado, desde 2007, um montante de cerca de R$ 30 milhões entre verbas federais e estaduais – segundo estimativa da PF. Os nomes de outras empresas envolvidas não foram divulgados.

Maria Lucia Ramos Martins, funcionária da 1ª secretaria da Assembleia, também foi presa acusada de envolvimento no esquema. Documentos pessoais de Maria foram apreendidos no gabinete da 1ª secretaria.

O empresário Mirgon de Oliveira Outeiral também foi preso pela Operação Goliath.No total, a polícia buscou cumprir ontem cinco mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão.

Dois dos mandados de prisão não puderam ser executados porque as pessoas não foram localizadas e, a partir de então, são consideradas fugitivas pela PF. Os nomes dos fugitivos não foram divulgados.

Pedro Alves
pedroalves@opovo.com.br

segunda-feira, junho 21, 2010

Brasil x Costa do Marfim


Muitos ainda não têm confiança na Seleção Brasileira, nesta Copa do Mundo. O fato é que vencemos a Costa do Marfim, e estamos inteiros para as oitavas de final.
Apesar de não mostrar um futebol arte, como todos gostariam de ver, a Seleção está fazendo seu papel. No primeiro tempo o Brasil saiu na frente, com um belo chute de Luís Fabiano, no ângulo do goleiro da Costa do Marfim. A jogada saiu a partir de um passe de qualidade  de Kaká, que, aos poucos, estar retornando à sua boa  forma.
A Costa do Marfim não surpreendeu o Brasil, no segundo tempo. Após tomarem o segundo (com direito a duas “maradonadas” de Luís Fabiano, que colocou duas vezes o braço na bola, no mesmo lance) e o terceiro, de Elano, começaram a agredir os jogadores brasileiros com faltas duras. Muita gente não aprovou a atuação do juiz francês, que inclusive expulsou, indevidamente, o jogador Kaká, no final da partida. Mas, 3 x 1 é um bom resultado. Valeu, Brasil!

sexta-feira, junho 18, 2010

José Saramago (1922-2010)

Romancista, poeta e dramaturgo, português. Autodidata, José Saramago apenas concluiu estudos secundários, dadas as dificuldades econômicas familiares. Desenvolveu um percurso profissional do jornalismo à política, com experiências em serralharia, produção e edição literária, assim como em tradução. Foi o desemprego que o levou a dedicar-se à literatura. Publica em 1947 "Terra do Pecado", mas não o inclui na sua extensa obra. Da poesia ao romance, passando pelo conto, crônica, viagem e teatro, é um dos autores contemporâneos mais conhecido e distinguido internacionalmente, com diversos prêmios. O único escritor de língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura. Falecido hoje (18 de junho). Veja mais sobre o poeta, nos links, abaixo.

http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/saramago/pre_nob1.html

http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/saramago/biblio.html

quarta-feira, junho 16, 2010

Insônias, delírios, pesadelos

“Jamais e em nenhuma língua o pronunciado é o dito”.
(Heidegger)


Meu caro Dimas Carvalho:

Pediu-me você uma apresentação para o seu livro de contos “Insônias, delírios, pesadelos”. E eu lhe digo: Meu caro poeta, você não precisa de apresentação, porque o seu livro fala com mais autoridade que qualquer palavra de apresentação. Que autoridade terei para dar carta de fiança a quem possui os melhores tesouros deste mundo? Você vale pelo que é, e não pelo que se possa dizer de você.

A ideia de lhe escrever esta carta não é original. Em 1935, ao lançar o primeiro livro de versos, seu avô Nicodemos Araujo inseriu, como apresentação, duas cartas: uma de autoria do amigo Dedek Fontenele; outra do seu estimado amigo, da vida inteira, Ribeiro Ramos.

No início do século passado, um poeta alemão, escreveu algumas cartas, sem outra intenção, senão a de mostrar ao jovem poeta Franz Kappus – as sendas do mundo interior. “Cartas a um jovem poeta” é hoje uma das obras mais conhecidas de Rainer Maria Rilke, quer pela intensidade da vivência que o autor transmite ao leitor, quer pela sinceridade e simplicidade com que o mestre se dirige ao jovem desconhecido, que o procurara.

Franz Xaver Kappus, um nome nem sempre lembrado. No entanto, é alguém cujo contributo para a literatura é inestimável. É ele o jovem poeta, receptor das dez cartas do famoso Rainer Maria Rilke. Na altura em que a correspondência começou, início de 1903, Kappus era um jovem de 19 anos que frequentava a Academia Militar, mas que alimentava a aspiração de se tornar poeta. Assim, enviou suas primeiras criações a alguns escritores da época, tendo recebido resposta de Rilke, um autor com cerca de 8 livros publicados. É provável que, ainda que esperançoso, Kappus não acreditasse que uma personalidade como Rilke se dispusesse a responder-lhe. A verdade é que a primeira carta do jovem levou a uma correspondência amigável entre os dois, entre o início de 1903 a 1908. Ainda que aguardando conselhos ou, melhor ainda, críticas ao seu trabalho literário, Kappus ficou surpreso com a opinião de Rilke: "Nada está mais longe de tocar numa obra de arte do que palavras críticas: delas resultam apenas mal-entendidos mais ou menos felizes". Assim, no decorrer da sua correspondência, Rilke, mais que criticar, ou mesmo guiar o jovem nas suas aspirações, vai partilhar com ele pontos de vista, opiniões e, mesmo, os conhecimentos que adquiriu no decorrer das suas primeiras três décadas de vida.

“Esta vida não pode ser medida no tempo, o tempo não se divide em anos, e dez anos não são nada. Ser artista é não calcular e não contar, é amadurecer como a árvore, que não comanda a seiva e que enfrenta tranquila as tempestades da Primavera sem recear que o Verão não chegue. O Verão chegará. Mas apenas para quem esperou pacientemente, para quem aqui permaneceu como se à sua frente se estendesse, sem cuidados, silenciosa e imensa, a eternidade”.

Autor não menos famoso, Mario Vargas Llosa, escreveu “Cartas a um jovem escritor”. Livro de análise sólida e aguçada, onde o autor mostra o ofício de escrever sob diferentes perspectivas, a partir de sua própria visão.

Já nas primeiras páginas, o autor indaga: por que dedicaria seu tempo a algo tão quimérico – a criação de realidades fictícias – aquele que está intimamente satisfeito com a realidade real, com a vida que leva? E adianta: “A ficção é uma mentira que encobre uma verdade profunda, é a vida que não foi, a que os homens de determinada época quiseram levar e não levaram, precisando, por isso, inventá-la”.

Na verdade, as considerações de Llosa não são novas, mas ele começa as cartas com a pergunta mais sensível àqueles que escrevem: por que escrever? Escreve-se por vocação, escreve-se por vaidade? Para que escrever, criar realidades em vez de vivê-las?

Lançadas as perguntas, o autor prefere dar conselhos mais técnicos e objetivos. Ao longo das doze cartas, aborda o estilo, o narrador, o espaço, o tempo, os níveis de realidade, o subtexto, a verossimilhança e outros conceitos teóricos que todo escritor deveria conhecer.

Em “Cartas a um jovem poeta” (livro que não é mencionado em nenhum momento por Vargas Llosa, mas que certamente serviu-lhe de inspiração), Rilke começa dizendo-se impedido de comentar a obra alheia, mas a partir daí, passa a dar muitos conselhos para o jovem Franz Kappus, todos eles relacionados à vida, insistindo que ele deve viver mais, aprender com a natureza, ler menos crítica literária. Não há uma carta sequer dedicada às questões formais, como em Vargas Llosa.

Mais do que opção estética de um e outro, esse fato demonstra como a literatura transformou-se, apagando muito da influência do romantismo e recebendo muita influência da sociedade industrial, da tecnologia, da cultura de massa. Já não se fala, hoje, em inspiração, muito menos em musa inspiradora (nós falamos; você também, Dimas. Além das de carne e osso, essa ribeira é um poema).

Nas suas cartas, Vargas Llosa afirma que não é possível alguém ser escritor, sem um estilo coerente e necessário, lembrando, ainda, que esse estilo não nasce de uma hora para outra, é uma conquista. E precisa ser lapidado.

“Procure o fundo das coisas: ali a ironia nunca chega”, disse em determinado momento o poeta Rainer Maria Rilke, em uma de suas cartas ao jovem Franz Kappus.

* * *

Muito bem, caro poeta Dimas Carvalho, você não precisa dessas lições. Você, aqui, é o professor. Todas as teorias, destes mestres, encontramos na sua obra. O pós-moderno está no seu livro: ecletismo, niilismo, humor, intertextualidade... Um estilo próprio, uma arquitectura, uma conquista... E tudo conseguido, aqui, na terra do Padre Antônio Thomaz. E sem as cartas de Rilke e Llosa.

Por tudo isso, receba o testemunho da minha admiração e os meus parabéns muito sinceros.


http://www.overmundo.com.br/overblog/insonias-delirios-pesadelos

sexta-feira, junho 11, 2010

Entre no clima da 'Copa 2010'

Entre no clima da Copa: temas dos últimos mundiais

Você já pode pendurar as bandeirinhas, verde e amarela, tirar sua camiseta da Seleção Brasileira, da gaveta, e reunir a galera para torcer junto: a Copa do Mundo já começou.

Para te ajudar a se aquecer para o evento esportivo mais aguardado do mundo, separamos os temas musicais das últimas cinco Copas, duas das quais o Brasil foi campeão. Tem para todos os gostos: do pop à ópera, passando pelo rock'n'roll e pela música eletrônica. De quebra, conheça o tema deste ano e aprenda os passinhos que estão dominando a África do Sul.

1990 - Itália

Sob o comando do técnico Sebastião Lazaroni, a Seleção Brasileira de 90 foi um fiasco. A derrota para a Argentina – que perderia a final para a Alemanha –, ainda nas oitavas de final, marcou a história do time do Brasil como a pior participação em Copas desde 1966, quando a Seleção foi eliminada ainda na primeira fase.

A ópera “Nessun dorma”, interpretada pelo estrondoso tenor Luciano Pavarotti, foi o tema da Copa da Itália.

1994 - Estados unidos

O sucesso “We Are The Champions”, do Queen, nunca foi tão bem aplicado. Depois de amargar eliminações precoces nas cinco Copas que antecederam à de 94, o Brasil consegue o tetracampeonato. Naquele ano, a Seleção foi comandada por Parreira, com Dunga como capitão e Romário como estrela do time.

 

1998 - França

A turbulenta participação do Brasil na Copa da França, foi finalizada com uma derrota por 3x0 na final, para a dona da casa. A desunião e o nervosismo imperavam no time, que tinha Ronaldo, Rivaldo e Bebeto no ataque, sob o comando de Zagallo.

A música dançante e sintetizada "Together Now", cantada pela nipo-americana Olivia Lufkin, foi o tema deste ano.

2002 - Coreia e Japão

Com as estrelas de Ronaldo "Fenômeno", Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo brilhando, o time de Felipão venceu e convenceu. A seleção de 2002, que foi para a Copa completamente desacreditada, levantou a taça depois de um jogo sufocante contra a Alemanha.

A primeira Copa do continente asiático foi ilustrada por "Boom", da cantora pop americana Anastacia.

2006 - Alemanha

No ano em que Il Divo e Tony Braxton abriram a Copa com "The Time of Our Lives", o Brasil foi eliminado pela França nas quartas de final. Zidane jogou um balde de água fria em uma Seleção Brasileira morna, que apesar de ter Adriano, Kaka e os dois Ronaldos na frente, foi pouco criativa e pouco esforçada.

Por fim, a Itália conquistou o tetracampeonato em cima da França, nos pênaltis.

2010 - África do Sul

"Waka Waka", da popstar Shakira, é a música tema oficial deste ano. Mas o que promete balançar as arquibancadas da África do Sul é o "Diski Dance", uma coreografia baseada nos movimentos do jogo de futebol e nas danças tribais africanas. O nome da dança vem da palavra "idisc", uma gíria local para "partida de futebol".

quinta-feira, junho 10, 2010

Um gol para a África

A Federação Italiana de Futebol lançou hoje a campanha solidária "Um gol para a África", que pretende arrecadar fundos durante a Copa do Mundo para financiar projetos de educação e formação, promovidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela ONG africana AMREF.

O vice-presidente da Federação, Demetrio Albertini, apresentou em Roma essa iniciativa, que também tem como objetivo sensibilizar os cidadãos sobre temas como o acesso à água potável, a prevenção de doenças e o direito à educação da população africana.

A partir de hoje, até o dia 11 de julho (final da Copa), os italianos poderão doar dois euros através de uma mensagem de celular.

Os fundos irão para um projeto da Unicef que financiará a construção de centros educativos em 11 países do continente e outros projetos da organização para pesquisa médica AMREF, como um que promove o deslocamento de médicos às áreas mais remotas da África.

"Queremos passar uma mensagem de solidariedade à presença da seleção italiana na África do Sul. Como é a atual campeã do mundo, temos o dever de contribuir de modo tangível para essas realidades através das ONGs", ressaltou Albertini.

Entre os que aderiram à campanha, está o técnico italiano, Marcello Lippi, que emprestou sua voz e imagem para o material promocional. 


segunda-feira, junho 07, 2010

Sobral que não esqueço

Caro Lustosa:

Recebi  “Sobral que não esqueço”. Uma beleza de livro. Já estive folheando e gostei muito, principalmente dos capítulos:  “A cruz e o couro”, lembrando, aqui, que Capistrano batizou a época de “Civilização do Couro”;  “Seca em Sobral”,  aliás, alguém já disse que a história do Ceará é a história de suas secas. E “Gente da gente”, capítulo que rememora figuras pitorescas de Sobral: do Senador dos bois ao Deolindo... E a capa, então. Lembra a sola, sola nova, o couro do boi. Vou ler e reler, com muito prazer. Parabéns por mais esta obra que enriquece a bibliografia da memória cearense. Muito obrigado. Mas, muito obrigado mesmo.

Abraços do Vicente Freitas                          

quinta-feira, junho 03, 2010

Extra-terrestre

NASA descobre indícios de vida extra-terrestre em lua de Saturno.
Cientistas garantem que encontraram organismos que respiram e se alimentam na superfície de Titã.
Os cientistas da NASA descobriram indícios de que existe vida em Titã, a maior lua de Saturno.
De acordo com as investigações da agência espacial poderá haver extra-terrestres primitivos a viver no corpo celeste próximo de Saturno, avança o «Telegraph».
Através de dados recolhidos pela sonda Cassini, os cientistas concluíram que a superfície lunar de Titã possui uma atmosfera densa. O corpo celestial é mesmo a única lua com uma atmosfera deste tipo e com uma riqueza capaz de permitir vida.
Os investigadores garantem ainda ter descoberto formas de vida que têm respirado naquela atmosfera, alimentando-se do combustível da superfície lunar.