segunda-feira, junho 14, 2021

Resumo Biográfico


 

Vicente Freitas

Vicente Freitas Araújo é um renomado escritor, poeta, historiador, genealogista e editor cearense, nascido em Bela Cruz, no dia 11 de fevereiro de 1955. Filho de José Arimathéa de Freitas e Dona Maria Rios de Araújo. Ao longo de sua vida, dedicou-se tanto à literatura quanto às artes plásticas, destacando-se como uma figura multifacetada no cenário cultural.

Após concluir seus estudos em algumas escolas de sua cidade natal, mudou-se para Fortaleza, onde passou a conviver com um grupo de escritores e poetas que frequentavam a Casa de Juvenal Galeno. Sua imersão nesse ambiente literário foi fundamental para o desenvolvimento de sua carreira e para o aprimoramento de suas habilidades artísticas.

Na busca por conhecimento acadêmico, formou-se em História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Essa formação acadêmica sólida proporcionou a base para suas pesquisas históricas e genealógicas, temas que o escritor aborda com maestria em suas obras.

Vicente Freitas é autor de uma série de livros que abrangem diversos gêneros literários. Entre suas publicações mais importantes estão: “Almanaque poético de uma cidade do interior” (1999), “Bela Cruz: biografia do município” (2001), “O Carpinteiro das Letras” (2005), “Bela Cruz: famílias endogâmicas” (2010), “Corpo: acorde arpejado” (publicado em Lisboa, 2012), “História abreviada de Bela Cruz” (2013), “Bela Cruz: cronologia do município” (2014), “Famílias endogâmicas do Vale do Acaraú” (2015), “Linhares Filho: Príncipe dos Poetas Cearenses” (2016), “Fernando Pessoa: Fragmentos de uma Autobiografia” (2017), “O Livro Póstumo de Bernardo Soares” (2023).

Além de seus trabalhos individuais, também participou de várias coletâneas, como “Poetas brasileiros de hoje” (1992), “Os melhores da literatura” (1998), “Sonhos e expectativas” (1999) e “Seleção de poetas noctívagos” (2001). Sua contribuição para a literatura brasileira também foi reconhecida com a inclusão de seu verbete na “Enciclopédia de literatura brasileira”, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, em 2001.

Vicente Freitas demonstrou sua habilidade como organizador e compilador de antologias, trabalhando com nomes consagrados da literatura, como Dimas Carvalho, Linhares Filho, Manoel de Barros e Fernando Pessoa. Seu talento como escritor e pesquisador rendeu-lhe reconhecimento nacional e internacional. Ele foi um dos finalistas do prêmio nacional de poesia Menotti del Picchia em 2000 e do prêmio internacional Von Breysky, em 2001.

Além de suas realizações literárias, Vicente Freitas também é conhecido por seu orgulho em relação à sua terra natal, Bela Cruz. Ele é o autor do Brasão e da Bandeira do município, contribuindo assim para a representatividade e identidade da região.

A influência de Vicente Freitas como escritor transcendeu fronteiras, com suas obras publicadas em vários idiomas por um grupo de editoras na Europa, África, Ásia e América Latina. Seus livros podem ser encontrados nas principais livrarias ao redor do mundo, o que evidencia a importância e o alcance de seu trabalho.

Vicente Freitas é uma figura proeminente no cenário literário brasileiro e sua dedicação à literatura, poesia, história e genealogia o torna uma referência cultural em sua região. Seu legado como autor e sua contribuição para a preservação da memória histórica de Bela Cruz e do Vale do Acaraú são inestimáveis.


Livros do Autor: traduzidos e publicados:

Inglês:
The Carpenter of Letters. Lap Lambert Academic Publishing, 2020.

Holandês:
De Timmerman van Brieven. Globe Edit, 2020.

Francês:
Le charpentier des lettres. Editions universitaires europeennes, 2020.

Alemão:
Der Zimmermann der Briefe. Akademiker Verlag, 2020.

Polonês:
Stolarz Listów. Wydawnictwo Bezkresy Wiedzy, 2020.

Italiano:
Il Falegname delle lettere. Edizioni Accademiche Italiane, 2020.

Inglês:
Fernando Pessoa: Fragments of an Autobiography. Our Knowledge Publishing, 2021.

Francês:
Fernando Pessoa: Fragments d'une autobiographie. Editions Notre Savoir, 2021.

Alemão:
Fernando Pessoa: Fragmente einer Autobiographie. Verlag Unser Wissen, 2021.

Russo:
Плотник писем: Плотник писем Висенте Фрейтас. Palmarium Publishing, 2020.

Polonês:
Fernando Pessoa: Fragmenty autobiografii. Wydawnictwo Nasza Wiedza, 2021.

Italiano:
Fernando Pessoa: frammenti di un'autobiografia. Edizioni Sapienza, 2021.

Russo:
Фернандо Пессоа, Винсент Фреитас. Sciencia Scripts, 2021.

Espanhol:
Fernando Pessoa: Fragmentos de una autobiografia. Ediciones Nuestro Conocimiento, 2021.

Holandês:
Fernando Pessoa: Fragmenten van een Autobiografie. Editora ‏ Uitgeverij Onze Kennis, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário