quinta-feira, agosto 19, 2010

Minha Personalidade INFP

Veja questionário com mapeamento do tipo de personalidade. É um resumo do MBTI ( Myers Briggs Type Indicator), inventário americano muito bom.
A dica principal para responder é a seguinte: "escolha a alternativa que você PREFERE, sem se importar no que os outros acham. A primeira resposta que lhe vier à cabeça é a mais original, a que vem do coração". O relatório aparece na hora e vem com as principais profissões que se adequam ao seu tipo psicológico. Veja meu tipo de personalidade. Concordo, em quase tudo. Veja seu tipo. Boa sorte!  http://sites.mpc.com.br/negreiros/quiz.html


Abaixo você encontrará uma breve descrição do tipo de personalidade INFP. O gráfico que acompanha a descrição mostra como você prefere usar as quatro funções mentais: se no seu mundo interno (inner world) ou externo (outer world). A linha pontilhada central marca aproximadamente a fronteira entre esses dois mundos.

INFP

(Aproximadamente 3-4% da população) INFPs valorizam a harmonia acima de todas as coisas. Sensíveis, idealistas e leais, eles têm um forte senso de honra com relação aos seus valores internos e são, com frequência, motivados por uma profunda crença pessoal ou pela devoção a uma causa que sintam ser valiosa.
INFPs são interessados nas possibilidades além do que já é conhecido e concentram a maior parte da sua energia em seus sonhos e visões. Receptivos, curiosos e compreensivos, eles frequentemente têm uma excelente visão de longo prazo. Em assuntos cotidianos eles são normalmente flexíveis, tolerantes e adaptáveis, mas eles são muito firmes acerca das suas lealdades internas e estabelecem padrões muitos altos - de fato, quase impossíveis - para si próprios.
INFPs têm muitos ideais e lealdades que os mantém ocupados. Eles são profundamente comprometidos com seja o que for que escolham empreender - e eles tendem a empreender muito - mas, de alguma forma, conseguem ter tudo terminado.
Embora eles demonstrem uma fria reserva pelo lado de fora, INFPs preocupam-se profundamente por dentro. Eles são humanos, empáticos, compreensivos e muito sensíveis aos sentimentos dos outros. Eles evitam conflito e não estão interessados em impressionar ou dominar ninguém, a menos que os seus valores estejam em jogo. Com frequência, INFPs preferem comunicar os seus sentimentos pela escrita, em vez de oralmente. Quando eles estão persuadindo os outros da importância de seus ideais, INFPs podem ser muito convincentes.
INFPs raramente expressam a intensidade de seus sentimentos e com frequência parecem reticentes e calmos. Entretanto, uma vez que eles conheçam você, são entusiásticos e calorosos. INFPs são amigáveis, mas tendem a evitar a socialização superficial. Eles valorizam pessoas que se empenham em compreender seus objetivos e valores. 
Possíveis Aspectos Negativos
Uma vez que a lógica não é uma prioridade para INFPs, eles algumas vezes cometem erros factuais e podem estar inconscientes que estão sendo ilógicos. Quando os seus sonhos se tornam fora de contato com a realidade, os outros podem vê-los como frívolos e místicos. INFPs lucrariam se pedissem o conselho de pessoas mais práticas para descobrir se suas ideias são aplicáveis e úteis no mundo real.
Porque são tão comprometidos com seus próprios ideais, INFPs têm a tendência de ignorar outros pontos de vista e podem, algumas vezes, ser rígidos. Eles não estão particularmente interessados em seu ambiente físico e, normalmente, por estarem tão ocupados, falham em notar o que está acontecendo a sua volta.
INFPs podem refletir sobre uma ideia muito mais tempo do que é realmente necessário para começar um projeto. Suas tendências perfeccionistas podem levá-los a refinar e polir suas ideias por tanto tempo que eles nunca as compartilham. Isto é perigoso, uma vez que é importante para os INFPs encontrar formas de expressar as suas ideias. Para evitar que fiquem desencorajados, eles precisam se esforçar no sentido de se tornarem mais orientados para a ação.
INFPs são tão emocionalmente envolvidos em seus empreendimentos que são muito sensíveis às críticas. Para complicar ainda mais as coisas, eles tendem a exigir muito de si mesmos quando ambicionam pelos seus próprios padrões inatingíveis. Isso pode levar a sentimentos de inadequação, mesmo embora eles sejam capazes de realizar muito. Quando os INFPs estão frustrados, eles tendem a se tornar negativos acerca de tudo a sua volta. Tentar desenvolver mais objetividade acerca de seus projetos ajudará a manter os INFPs menos vulneráveis à crítica e frustração.
Porque INFPs tentam agradar tantas pessoas ao mesmo tempo, pode ser difícil para eles manter uma posição impopular. Eles hesitam em criticar os outros e têm uma grande dificuldade em dizer não. Quando INFPs não expressam suas opiniões negativas sobre planos e ideias, outros podem ser levados a acreditar que eles concordam com eles. INFPs necessitam desenvolver mais assertividade e podem se beneficiar em aprender como oferecer crítica honesta aos outros quando necessária.

CARREIRA
O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do INFP. Note que esses dez elementos podem se apresentar em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os INFPs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente. 

Como um INFP, satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:
  1. Esteja em harmonia com os meus próprios valores e crenças pessoais e permita-me expressar a minha visão através do meu trabalho 
  2. Dê-me tempo para desenvolver profundidade substancial para as minhas ideias e manter controle sobre o processo e produto 
  3. Seja feito autonomamente em um espaço de trabalho particular e com bastante tempo sem interrupção, mas com oportunidades periódicas para ter as minhas ideias apreciadas por pessoas que eu sinto me respeitarem 
  4. Seja feito dentro de uma estrutura flexível, com um mínimo de regras e regulamentos e que me permita trabalhar em projetos quando eu me sentir inspirado 
  5. Seja feito com outros indivíduos criativos e atenciosos em um ambiente cooperativo e livre de tensão e conflito interpessoal 
  6. Permita-me expressar minha originalidade e no qual o crescimento pessoal é encorajado e recompensado 
  7. Não requeira que apresente meu trabalho frequentemente na frente de grupos de pessoas ou exija que eu o compartilhe antes que seja completado segundo o meu agrado
  8. Permita-me ajudar os outros a crescer e desenvolver e se conscientizarem plenamente de seu potencial 
  9. Envolva compreender as pessoas e descobrir o que as faz funcionar bem 
  10. Permita-me trabalhar para realizar os meus ideais sem ser limitado por obstáculos políticos, financeiros ou de qualquer outra espécie

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos INFPs incluem: 
PONTOS FORTES 
  • Preferem trabalhar com causas as quais aprovam 
  • Trabalham bem sozinhos, com frequentes e significativas interações de apoio com outros a quem admiram 
  • Fiéis para com os deveres e obrigações 
  • Sentem-se inspirados quando trabalham em uma tarefa na qual acreditam 
  • Capazes de compreender e se comunicar face a face com outras pessoas 
PONTOS FRACOS
  • Podem ser irrealistas no planejamento de um projeto
  • Desejam controlar os seus projetos e podem perder o interesse se o controle for perdido 
  • Podem se tornar desencorajados se o trabalho não é direcionado para um propósito no qual acreditam 
  • Podem ser inflexíveis em fazer mudanças necessárias em suas ideias 
  • Podem ter problemas em trabalhar em um ambiente competitivo 

Ocupações Populares para INFPs
Ao listar ocupações que são populares entre INFPs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que INFPs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada em ordem de importância e/ou preferência. 
  • Designer gráfico
  • Professor (Ciências Humanas/Artes)
  • Pesquisador
  • Orientador educacional
  • Assistente social
  • Analista de recursos humanos
  • Terapeuta ocupacional
  • Gerente de recursos humanos
  • Ministro de culto religioso
  • Escritor: poeta/romancista
  • Jornalista
  • Editor/Diretor de arte
  • Músico
  • Recreacionista
  • Psicólogo
  • Nutricionista
  • Fisioterapeuta
  • Tradutor/Interprete
  • Fonoaudiólogo
  • Naturólogo (Naturologia Aplicada)
  • Artista
  • Ator
  • Arquiteto
Personagem ilustrativo no cinema: Tom Joad (Henry Fonda) em As Vinhas da Ira

Um comentário: