sábado, novembro 12, 2022

Símbolos do Município de Bela Cruz


A primeira Bandeira do município de Bela Cruz, foi instituída pela Lei nº 227, de 23 de maio de 1972, com desenho do artista belacruzense João Venceslau Araújo (Joca Lopes), posteriormente, foi substituída pelo modelo idealizado por Vicente Freitas, sendo oficializado pela Lei nº 940/2022, Lei dos Símbolos de Bela Cruz.


Descrição do Brasão do Município de Bela Cruz:
Português do Brasil: O Brasão do município de Bela Cruz pretende, em um único símbolo, tornar presentes os elementos fundamentais da vida e da espiritualidade do povo belacruzense. Ele tem a forma, tradicional na heráldica, de um cálice. Ao centro, numa faixa oblíqua, amarela, ostenta folhas de carnaubeiras; ladeado por dois galhos de cajueiro que, juntos, representam a primeira e principal fonte de trabalho e renda. O lado direito, acima, ocupado pela Cruz, recorda a centralidade absoluta de Jesus Cristo e do mistério da Redenção, na vida e missão da Comunidade. A área superior do escudo (em heráldica a mais nobre) traz uma estrela em azul, no centro, e, na parte inferior, do lado esquerdo, está representado o mapa do município. Seu desenho original é de autoria do escritor belacruzense Vicente Freitas. 



Descrição da atual Bandeira do Município de Bela Cruz:
Português do Brasil: A Bandeira de Bela Cruz é um dos símbolos oficiais do município. Seu desenho consiste de um retângulo dividido em três faixas verticais de proporção 1:2:1 do comprimento total, sendo as faixas laterais verdes; a central amarela. Na faixa amarela está desenhado o Brasão Municipal. Seu desenho original é de autoria do escritor belacruzense Vicente Freitas. 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário