Realizado I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú

FOTO: Arquivo Vicente Freitas. Poeta Nicodemos Araújo, 
Dinorá Thomaz Ramos e Padre Antônio Thomaz
Poetas, memorialistas e pesquisadores naturais da região do Baixo Acaraú receberam na última quarta-feira (22 de junho) o Troféu Nicodemos Araújo, pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cultura da região no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O grande homenageado da solenidade foi o poeta e historiador belacruzense Nicodemos Araújo (1905-1999), que dispõe de uma vasta obra: poesia, teatro, história e genealogia. Exposição com acervo bibliográfico, medalhas condecorativas e fotografias ficaram expostas nos corredores da Escola Estadual Marta Maria Giffoni, no bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú.

Receberam o Troféu Nicodemos Araújo as seguintes personalidades: o professor e escritor Dimas Carvalho (neto de Nicodemos Araújo); o bispo de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson da Cruz (natural de Aranaú, distrito de Acaraú); o pesquisador acarauense Lucivan Rios (Totó Rios); o cordelista, José de Fátima, natural de Itarema; o advogado e escritor acarauense, Francisco José Ferreira Gomes (filho de João Jaime Ferreira Gomes); o poeta e escritor belacruzense Vicente Freitas.

Ao receber o troféu, o escritor Dimas Carvalho, emocionado pela homenagem, defendeu a necessidade de “manter-se acesa a tocha que foi a produção de Nicodemos Araújo relativa à história, teatro e jornalismo para que os jovens das atuais gerações possam ter consciência da importância de meu avô para a história e a cultura do Vale do Acaraú”.

O poeta membro da Academia Sobralense de Letras e presidente da Academia Brasileira de Hageologia, professor José Luis Lira proferiu palestra intitulada “O papel do escritor nos dias de hoje”. Na sua apresentação, Lira definiu o escritor como “observador, historiador, capaz de disfarçar até mesmo sua dor, retratando seu espaço, como fez brilhantemente Nicodemos Araújo”. Citando pensamentos relativos ao tema de grandes nomes da Literatura, como Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, entre outros, discorreu que o escritor, “enquanto partícipe de um estilo, de um pensamento, imprime sua marca em sua obra, fazendo com que gerações futuras usufruam do seu trabalho”.

Na solenidade, apresentaram-se a Banda de Música Municipal de Acaraú Maestro Milton Gomes e o quinteto da Banda Municipal de Cruz, que entoaram músicas clássicas, além do Hino de Acaraú (letra de Nicodemos Araújo). Entre os presentes, compareceram a sobrinha do poeta acarauense, Padre Antônio Thomaz, a Sra. Conceição Thomaz; o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, juntamente com a Primeira-dama do Município, Fátima Moraes; o professor João Ambrósio, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, representando o homenageado Vicente Freitas; além de secretários municipais e o público em geral.


Postado por Vale do Acaraú Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha Personalidade INFP

Literatura e Escritores Cearenses