segunda-feira, julho 26, 2010

Entrevista - Márcio Catunda

Poeta-diplomata lotado na Embaixada do Brasil na Espanha, de férias no Brasil, autografa livro de poemas dia 26 na Cidade Maravilhosa.

Poeta Márcio Catunda.
Por Menezes y Morais
Com Jarbas Junior *
Especial Para Nós – Fora dos Eixos

O autor de Emoção Atlântica (poesia) fala um pouco de sua obra, do livro novo que está concluindo e da influência literária que sofreu do poeta José Alcides Pinto, “o escritor com quem mais aprendi”.

Nós – Fora dos Eixos: Quem é Márcio Catunda?

Márcio Catunda: Sou um sonho humano à procura de luz.

NFE: A que você atribui mais de 30 livros publicados, além dos CDs?

MC: Creio que tudo quanto fazemos de bom vem de Deus, já que somos criados por Ele.

NFE: O que os leitores de MC podem esperar neste 2010, em matéria de livro novo?

MC: Saiu este ano o livro Emoção Atlântica, de poemas a respeito da cidade do Rio de Janeiro, o qual tem, entre os prefaciadores, Jarbas Júnior e Anderson Braga Horta, além do crítico literário André Seffrin.

NFE: Quando virá ao Brasil?

MC: Estou atualmente em Fortaleza (CE), de férias e viajarei dia 18 de julho corrente ao Rio de Janeiro, a fim de lançar o livro no próximo dia 26.

NFE: Como você se sente levando adiante a tradição literária de bons escritores no Itamaraty?

MCNão sei se estou à altura de representar condignamente essa tradição. Acho que o melhor a fazer é me colocar na condição de aprendiz. 

Projeto gráfico do livro do Poeta Márcio Catunda
" Emoção Atlântica", impresso no Rio de Janeiro
pela Editora Oficina.
NFE: Há quase uma década você trabalha num épico sobre a História da Espanha. Em que pé se encontra este trabalho? Quando pretende publicá-lo?

MC: O livro está quase pronto. Ainda não o publiquei porque sempre descubro falhas e volto a reescrever tudo, cortando algumas coisas e acrescentando outras. É que cada vez que escrevo noto que a maior parte do texto é prosa poética e busco, ainda insatisfatoriamente, a forma mais próxima possível da poesia.

NFE: Qual é a influência de José Alcides Pinto na sua produção literária?

MC: José Alcides Pinto é o escritor com quem mais aprendi. Tive o privilégio de ser grande amigo dele e assim conhecer bem a maneira, ou a técnica com que ele escrevia, que era pura intuição emotiva, com a razão a serviço da síntese. Ponho-me na condição de discípulo dele, já que não me acho tão original quanto ele.

*Menezes y Morais é jornalista, escritor, professor, historiador e editor da Nós – Fora dos Eixos.  E Jarbas Junior é jornalista, professor e escritor. Entre outros é autor de Marcas do Chicote (Thesaurus)

Um comentário:

  1. Recebi e agradeço, presente por demais valioso do poeta Márcio Catunda. CD com 25 músicas (poemas)da melhor qualidade. Obrigado, poeta, Márcio, também compositor de boa cepa.

    ResponderExcluir