quinta-feira, março 03, 2011

Cid inaugura Escola de Educação Profissional em Acaraú

Cid Gomes e comitiva de Bela Cruz
A comunidade do município de Acaraú, localizado na região norte do Ceará, recebeu nesta quarta-feira, dia 2, às 19 horas, a nova sede da Escola Estadual de Educação Profissional, EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa. Construída no padrão estabelecido pelo MEC, a unidade tem capacidade para atender 540 alunos, em tempo integral (das 7 horas às 17 horas). Foram investidos recursos no valor de R$ 9,2 milhões do Tesouro Estadual e do Governo Federal. A solenidade de inauguração contará com as presenças do Governador Cid Gomes e da secretária Izolda Cela.

No novo espaço, os jovens terão acesso aos cursos técnicos de Informática, Enfermagem, Hospedagem, Agronegócio, Aquicultura e Guia de Turismo. A unidade funcionou durante dois anos em um prédio patrimonial e, agora, ganha uma estrutura mais adequada, de 4,5 mil metros quadrados, composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e bloco pedagógico-administrativo. Terá, também, laboratórios de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática e laboratórios tecnológicos. Dispõe ainda de cozinha e refeitório, vestiários e sala para o grêmio.


A comunidade escolar contará ainda com uma quadra poliesportiva e um teatro de arena com estacionamento para 40 vagas. A construção atende à concepção de qualidade prevista pelo MEC para escolas de educação profissional. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Criada em 2008, a rede estadual de educação profissional tem 62 unidades implantadas em todo o Estado, onde estão matriculados 19 mil jovens. O objetivo das EEEPs é a formação profissional técnica integrada à educação básica, tendo em vista a inserção qualificada dos jovens no mundo do trabalho. Nos próximos dias 4 e 10 de março, serão inauguradas, respectivamente, as Escolas de Tianguá e Maracanaú.

Diferencial


Um grande diferencial das Escolas Estaduais de Educação Profissional concentra-se no seu modelo de gestão que se fundamenta no protagonismo juvenil, na formação continuada, na atitude empresarial, na corresponsabilidade e na replicabilidade. Diante dessas premissas, o jovem deve ser entendido como protagonista em todas as ações da escola e construtor do seu projeto de vida. Deve haver disposição dos educadores para um processo contínuo de aperfeiçoamento profissional e de compromisso com o seu autodesenvolvimento; foco no alcance dos objetivos e resultados pactuados. Os Educadores, pais, alunos, Estado e outros parceiros também devem estar comprometidos com a qualidade do ensino e da aprendizagem; e capacidade de reprodução do modelo.

O evento reuniu toda sociedade de Acaraú e Municípios vizinhos ( Prefeitos, vereadores, lideranças). Estiveram presentes o Prefeito de Acaraú, Sr. Pedro Fonteles, e os Deputados Manoel Duca da Silveira e João Jaime Neto, Secretária de Educação do Estado - Maria Izolda Cela de Arruda Coelho –alunos, pais de alunos, núcleo gestor, professores e funcionários da Escola.

A Prof. Carmem Rita Giffoni, filha da educadora Marta Giffoni, agradeceu a homenagem prestada ressaltando a importância da escola, de modalidade profissional, no Município. O Governador Cid Gomes, encerrando o evento, usou da palavra, falando sobre o valor da Educação, como evolução humana de crescimento.

A EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, inserida e comprometida com as Metas do Governo mantém cursos Técnicos de: Aquicultura, Agronegócios (Fruticultura), Informática, Enfermagem, Turismo, assumindo também o desafio de promover a articulação do currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.
Fonte: Vicente Freitas / Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário