sábado, novembro 05, 2011

Documentário resgata história sobre o Rio Acaraú

O diretor Roberto Bomfim está visitando os diversos Municípios que são cortados pelo rio, iniciando por Tamboril
Gabaritado por ter sido roteirista de documentários famosos no Ceará, Roberto Severino Bomfim Júnior está com um novo desafio. Ele, mais a produtora Set Oceano Filmes, está desenvolvendo o projeto "Rio Acaraú, o Gigante do Norte". O documentário a ser filmado nos meses de dezembro e janeiro pretende retratar as tradições folclóricas e culturais do povo ribeirinho do Acaraú.
Foto: Vicente Freitas  (Rio Acaraú inunda cidade de Bela Cruz)
A pré-produção já começou por Tamboril, Varjota, Cariré, Groaíras e Sobral. Nesta semana, segue para Santana do Acaraú, Morrinhos e Marco. Na próxima semana, vai para Cruz, Bela Cruz e Acaraú. "Temos, no nosso roteiro, o resgate dessas manifestações, como reisados, grupos quilombolas, mestres da cultura; enfim, queremos resgatar esta memória imaterial do Acaraú", destaca o diretor roteirista, Roberto Bomfim.

Depoimentos

O documentário terá depoimentos expressivos de ribeirinhos, produtores culturais, historiadores, pesquisadores e estudiosos da cultura da região, como Lustosa da Costa, Batista de Lima, Gilmar de Carvalho, Juarez Leitão, Francisco Pinheiro, Cid Gomes, Ciro Gomes, Artur Bruno, Auto Filho, Clodoveu Arruda, Virgílio Maia e Campelo Costa.

Para viabilizar o documentário, que ainda não tem nome definido, Roberto Bomfim está percorrendo as diversas cidades retratadas para conseguir verba suficiente para as filmagens e edição. Este trabalho deve ser concluído na próxima semana e as filmagens começam logo em seguida.

Caravana

"Com ele pronto, vamos passar em caravana por todos Municípios documentados para exibição de gala do filme. Depois, a ideia de exibição mediante convênio com tevês abertas e fechadas, além de distribuirmos em forma de DVD para bibliotecas, escolas, faculdades, universidades, centros culturais cearenses, prefeituras e organizações não governamentais. Temos ainda a ideia de tradução para inglês, espanhol e francês para exibição em ONGs da França, Espanha e Portugal", informa Roberto Bomfim. O projeto, que tem a chancela da Fundação Educacional Presidente Kennend, de Guaraciaba do Norte, segundo Bomfim, quer dar lição da inteligência dos bravos sertanistas, índios e estrangeiros, que conquistaram e valorizaram o Norte do Ceará com suas tradições, costumes e culturas.

Duração

O documentário terá 50 minutos de duração e deve ser finalizado em 31 de janeiro de 2012. "Nossa expedição percorrerá 320 quilômetros, destacando os primeiros exploradores da Zona Norte, como os índios, franceses e portugueses", revela. Conforme Bomfim, o documentário quer resgatar antigos hábitos pertinentes à cultura do povo ribeirinho. "Vamos documentar o processo criativo das lendas, seu aprimoramento e extinção". O diretor ressalta que o documentário partirá dos dias de hoje e remontará a história. "Partiremos de uma realidade atual, muito diferente da encontrada no passado, no tocante aos aspectos culturais, sociais e político e, a partir dela, resgatando histórias que foram esquecidas ao longo do tempo".

MAIS INFORMAÇÕES 

Projeto "Rio Acaraú, o Gigante do Norte", documentário
Diretor Roberto Bomfim
Fones: (85) 9674.5480 e 8744.8106
Diário do Nordeste
Lauriberto Braga
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário